sexta-feira, 19 de abril de 2013

Fundos de Tesouraria

Para quem pretenda investir o seu dinheiro numa óptica de curto prazo com um risco baixo ou praticamente nulo e com garantia de capital, então poderei classificar 3 tipos produtos que cumprem esse objectivo inicial, e que são:

  • Depósitos a Prazo
  • Certificados de Aforro
  • Fundos de Tesouraria

Em relação aos Depósitos a Prazo, penso que generalidade das pessoas entendem o seu processo, basicamente consiste em que o depositante faz um acordo com seu banco que durante de determinado período de tempo uma quantia do seu dinheiro vai estar naquele banco, e em contrapartida o banco irá remunerar esse deposito com juros. Por norma tanto maior for o montante ou período do deposito maior será a taxa de juro.


Nos Certificados de Aforro, consiste basicamente em que um investidor particular empresta o seu dinheiro ao Estado Português, e em contrapartida o Estado paga um juro por esse "empréstimo". Por exemplo quem decidisse investir neste produto em Abril/2013 iria receber uma taxa de juro 3,176% (TANB), do qual 3,00% é parte fixa (até 31/12/2016) e o remanescente é parte variável que está indexada à variação da Euribor 3 meses (0,85*E3meses). Prazo mínimo manter do investimento 3 meses, sendo que actualmente a taxa mais baixa que investimento pode chegar são os 3%.


Fundos de Tesouraria

Mas o assunto deste artigo não são os dep. prazo ou os certificados aforro, mas sim os Fundos de Tesouraria. Este produto é praticamente desconhecido na generalidade dos clientes de qualquer banco em Portugal e o mais estranho é que praticamente tem um risco quase semelhante a um dep. prazo ou um certificado aforro. O problema deste produto, e que torna difícil do funcionário do banco em vender, é a impossibilidade de determinar a remuneração que o investidor irá receber ao fim 3 meses de modo a comparar com os produtos que mencionei antes, porque as rentabilidades passadas não são garantias de rentabilidades futuras (esse lema dos fundos).

Para dar uma ideia no que consiste um fundo de investimento, basicamente consiste numa empresa em um subscritor de um fundo se torna num accionista desse fundo, mas em vez de acções o investidor detém Unidades de Participação (UP), sendo que o valor de cada UP tende a subir ou descer conforme valorização/desvalorização da diferença entre o activo e passivo. No caso específico de fundos de tesouraria, o gestor desse fundo somente pode investir o capital desse fundo em activos seguros e por norma com remuneração garantida, por exemplo as acções não tem lugar no portfolio desses fundos.

O valor UP dos fundos é determinado todos os dias úteis, aonde vai sendo englobando o valor do activo e a especialização do valor dos juros diários, independentemente de os mesmos ainda não terem chegado ao seu vencimento. Ou seja, ao contrario dos certificados de aforro ou da generalidade dos dep. prazo que remunera os seus juros no fim do vencimento de cada período, os fundos basicamente procedem a remuneração diária sendo a mesma capitalizada ao valor.


Então existe alguma forma de determinar a rentabilidade futura de um Fundo de Tesouraria?

A resposta é Não. Mas existem 2 mecanismos que de forma indirecta poderão determinar se a rentabilidade obtida é superior em comparação com outros investimentos, sendo que o seu único revés a necessidade de perder algum tempo.



Quais são esses dois mecanismos?

  1. Determinar a valorização anualizada do valor da unidade de participação da ultima semana, duas semanas e um mês;
  2. Calcular a potencial valorização do activo do fundo com base na Composição Discriminada da Carteira Mensal.




Valorização Anualizada

O primeiro mecanismo consiste em determinar as variações mais recentes de modo a descobrir qual o nível de rentabilidade que o fundo está a conseguir, mas também saber a sua tendência é ascendente ou descendente.


Para exemplificar vou utilizar dois fundos do grupo do BES com dados de 19 de Abril:

 ES Monetário
 http://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=100&codfun=14165990410&from=listafundos



Dia
Valor UP
 
Período
Valorização Anualizada
19-04-2013
7,4591
 
1 Semana
2,84%
12-04-2013
7,4553
 
2 Semanas
4,29%
05-04-2013
7,4501
 
1 Mês
0,07%
22-03-2013
7,4583



ES Liquidez Especial

 http://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=100&codfun=14165991336&from=listafundos

Dia
Valor UP
 
Período
Valorização Anualizada
19-04-2013
5,3735
 
1 Semana
3,46%
12-04-2013
5,37
 
2 Semanas
3,46%
05-04-2013
5,3665
 
1 Mês
3,41%
22-03-2013
5,3597


Para calcular a valorização anualizada utilizei a ferramenta do site do ESAF. Por norma a generalidade sociedades gestoras tem uma ferramenta que disponibiliza a rentabilidade do fundo por um determinado período. Embora também é possível efectuar manualmente.


Destaque: À primeira vista nota-se que o segundo fundo é mais consistente em termos de rentabilidade, enquanto o primeiro teve uma desvalorização que praticamente tirou a rentabilidade num período de um mês e que somente recentemente foi compensada. Qual o motivo destas diferenças?


A razão consiste na composição da carteira de cada fundo. E para isso é necessário dar uma vista ao site CMVM:
  • Link Composição Discriminada E.S. Monetário
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/carteiras/fim/dtlcart_fim.cfm?num_fun=%23%224%5B%5D%0A&data2=%2A%23D%5BB%23%2DQ%20%281%3C%22Q%20%20%20%0A

  • Link Composição Discriminada E.S. Liquidez
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/carteiras/fim/dtlcart_fim.cfm?num_fun=%24%23%24S%5E%22%40%20%20%0A&data2=%2A%23D%5BB%23%2DQ%20%281%3C%22Q%20%20%20%0A


Enquanto o segundo praticamente detêm no seu portfolio em activos assentes em papeis comerciais e por isso assume o valor nominal do inicio ao fim impossibilitando qualquer hipótese de valorização/desvalorização desse tipo de activo, e por isso a valorização do fundo está basicamente assente nos rendimentos dos juros.


Mas já o fundo E.S. Monetário detêm parte do seu património em obrigações, e por isso o valor do seu activo desse fundo irá variar:
  •  positivamente nos rendimentos dos juros (tal como E.S. Liquidez);
  •  mas também do valor de mercado das obrigações, e por isso se as cotações descerem o valor do activo do fundo irá desvalorizar, mas o inverso também é possível;
Embora a longo prazo as cotações das obrigações tende a ficar em 100, porque norma a gestão deste tipo de fundos (no caso E.S. Monetário) irá levar esses produtos até maturidade e por isso essas desvalorizações ou baixas rentabilidades serão compensadas num longo prazo.

Seria mais arriscado investir num fundo que detivesse muitas obrigações com cotação estão acima 100, porque como referi aquando da determinação da UP todos os rendimentos ou ganhos/perdas são incorporados diariamente, ou seja, se aquelas obrigações estão em níveis acima 100 existe um real risco desvalorização do valor fundo no futuro próximo, isso iria depender se a gestão do fundo estaria disposta a vender as obrigações antes do fim do prazo ou manter até a sua maturidade.




Potencial de Valorização da Composição Discriminada Mensal

Utilizando os links da CMVM que referi num anterior mecanismo para justificar os diferentes motivos de uma diferente rentabilidade associada a cada um dos fundos, é possível verificar remuneração que cada activo tem e quando tem o seu vencimento. Então é possível no inicio de cada mês efectuar com uma folha de excel efectuar um calculo aproximado da rentabilidade média do fundo, nunca será exacto porque existem demasiadas variáveis mas por norma não vai fugir muito (isto assumindo que não haverá desvalorização cotações em determinados activos).



 Notas Finais sobre Fundos de Tesouraria

  • Este tipo de fundos por norma não tem comissões de subscrição e nem de resgate;
  • Praticamente é possível efectuar desmobilização total ou parcial em qualquer momento, ficando o dinheiro disponível à ordem no dia seguinte ao pedido;
  • A subscrição inicial neste tipo de fundos anda normalmente nos 500 €, sendo que as subscrições futuras o limite mínimo ronda os 25 €;
  • A rentabilidade que é liquida impostos, ou seja ao contrario dos juros dos dep. prazo não existe qualquer retenção IRS (28%) à posterior;
  • Possibilidade de elevada oferta de bancos que comercializam o mesmo fundo, se analisar o prospecto do fundo existe uma rubrica que identifica as entidades que comercializam. 

Custo da Oportunidade e comparar com produtos com risco semelhante


 
Rentabilidade Bruta
Rentabilidade Liquida
Dep Prazo 3 Meses Tanb 4%
4,000%
2,88%
Certificados Aforro 3,176%
3,176%
2,29%
Fundo E.S. Liquidez
4,805%
3,46%


Após ler todo o artigo, coloco a seguinte questão:

Como vai investir o seu dinheiro?

  • Prefere investir o seu dinheiro num dep. prazo com uma taxa promocional para novos clientes (4% Tanb), mas que ao fim desses 3 meses irá para uma taxa inferior a 3%;
  • Aplicar em certificados de aforro e saber que a sua remuneração para os próximos meses estar pouco acima de 3% (Tanb)
  • Ou aplicar num fundo de tesouraria que demonstra uma rentabilidade de curto prazo superior embora impossível de determinar com exactidão, mas com a vantagem que no momento que a rentabilidade for inferior ao pretendido (por exemplo em comparação com Certificados Aforro) seria possível ter o dinheiro disponível à ordem no dia seguinte e por isso alocar os seus euros e investir em Certificados de Aforro (isto assumindo que não consegue obter uma rentabilidade superior em dep. prazo).

Bem só posso dizer a escolha é vossa, e só posso dizer para terem calma e perderem algum tempo analisar os fundos com atenção e qual a composição discriminada. Recomendo para pesquisa o site da CMVM: http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/app/index.cfm


Da minha parte desejo bons investimentos, e já agora aproveitem bem esta Primavera que parece somente está a começar este mês de Abril.



David Marques Leal

1 comentário: